Como escolher um nicho para o seu blog (que você não vai se arrepender depois)

Compartilhe

Você ama a ideia de começar um blog. Mas você não tem certeza sobre o que escrever. Ou talvez você tenha uma ideia, mas não tem certeza se vai funcionar. Soa familiar?

Se você está balançando a cabeça, você definitivamente não está sozinho. Escolher um nicho de blog é uma das partes mais difíceis de começar um blog – isso faz com que todas as coisas técnicas pareçam uma comparação de bolo!

Você pode ter um milhão de ideias em sua cabeça. Ou, você pode estar lutando para chegar a apenas um.

Não importa qual seja o seu obstáculo, estou aqui para ajudá-lo a encontrar o nicho perfeito para o seu novo blog.

Você aprenderá as três perguntas que precisa responder para criar um nicho de blog que possa crescer, manter e até gerar receita no futuro.

E se você ainda está lutando com um nicho de blog, eu também vou compartilhar algumas dicas para começar do zero, assim como mais de 100 ótimas ideias de blog para alavancar sua criatividade.

Vamos mergulhar!

Por que você precisa de um nicho de blog, afinal?

Vamos começar no começo – por que isso importa?

O objetivo de um blog é compartilhar seus pensamentos e idéias com o mundo, certo? Então, por que você não pode simplesmente … compartilhar seus pensamentos e idéias conforme eles chegam até você?

Basicamente – por que você tem que escolher um único nicho?

Bem, não há polícia da Internet que venha derrubar a sua porta se você não se ater ao seu nicho. E há pessoas que encontraram sucesso com uma abordagem mais dispersa.

Mas esta é a questão na maior parte do tempo:

Seus leitores não têm a garantia de estar interessados ​​em todos os tópicos que você ama pessoalmente. Então, a menos que você possa fazer você mesmo o tópico do blog (o que é possível, lembre-se ), é difícil construir um público dessa maneira.

Por outro lado, se você se ater a um tópico, pode garantir que as pessoas que estão interessadas em uma de suas postagens tenham uma grande chance de se interessar por todos os seus outros conteúdos também.

Como começar a debater um nicho se você estiver preso

Então você precisa de um nicho …

De onde vem esse nicho?

Neste ponto do processo, você só precisa debater. Sim, você quer validar suas ideias eventualmente, mas vamos deixar isso para a próxima seção.

Por enquanto, não se preocupe muito com a viabilidade e apenas elabore uma grande lista de tópicos sobre os quais você pode querer blogar.

Além de apenas olhar para uma parede branca e passar por ideias em seu cérebro, algumas boas maneiras de ter ideias são:

  • Seu quarto / casa. Basta olhar para os objetos que você possui e ver se algum deles gera uma ideia.
  • Sua vida diária. Mesma ideia – pense no que você faz diariamente e veja se alguma coisa aparece.
  • Blogs que você lê.
  • Artigos de revistas.
  • Amazon, eBay e outros sites de compras ( veja os produtos populares, categorias ou o histórico de pedidos ).

Não se preocupe se você ainda estiver preso – vou lhe dar uma grande lista de mais de 100 ideias de nicho de blog no final.

Agora é hora de validar a lista que você pensou

Agora, você espera ter pelo menos algumas idéias sobre o que você quer escrever.

Em seguida, você precisa validar essas ideias para encontrar a melhor para o seu blog.

Encontrar o seu nicho perfeito é um ato de equilíbrio entre três fatores diferentes:

  • Como você é apaixonado pelo assunto
  • Como as pessoas são apaixonadas pelo assunto
  • Se você pode ou não ganhar dinheiro com o tópico
Encontrando seu diagrama de nicho perfeito

Pense nisso… se você…

  • Escolha um assunto pelo qual você é apaixonado por produtos que você pode vender para ganhar dinheiro … mas ninguém mais está interessado nele, você nunca vai criar uma audiência ou ganhar uma renda.
  • Escolha algo que muitas outras pessoas gostem, mas você não está interessado , você vai se esforçar para continuar escrevendo posts no futuro.
  • Vá com um tópico que você ame e que também tenha uma audiência enorme… mas sem oportunidades lucrativas, então você pode se tornar popular, mas você não vai ganhar uma renda ( este pode realmente ser OK – depende dos seus objetivos ! ).

Então, como você escolhe um nicho de blog que recebe um A + para todos os três critérios? Tente responder honestamente a estas três perguntas …

Pergunta 1: Será que vou adorar escrever sobre este ano e mais de 50 posts a partir de agora?

Este é o grande problema . A Internet está repleta de blogs onde as pessoas começam forte, publicando posts todas as semanas durante o primeiro mês ou mais.

Então…

Há uma queda.

Muito em breve é ​​um post a cada mês.

Então diminui ainda mais …

Em seguida, você encontrará a lacuna de um ano entre os posts, junto com uma atualização e uma promessa de “postar com mais frequência”.

Se você lê blogs, posso garantir que você já viu esse padrão se repetir.

Isso não é para ser um julgamento de valor negativo sobre essas pessoas – é apenas um testamento que consistentemente blogar sobre um tópico é um trabalho árduo .

Então… antes de finalizar o seu nicho, você precisa fazer alguma pesquisa de opinião sobre se você acha ou não que você será tão feliz escrevendo:

  • Depois da excitação de começar um blog passou
  • Depois de um ano se passou
  • Depois de escrever mais de 50 postagens e você está com dificuldades para criar novas postagens

Não é tudo desgraça e melancolia, no entanto. Há duas coisas que ajudarão você a continuar após a corrida inicial de iniciar um blog:

  • É muito mais fácil ser apaixonado por um tópico quando você começa a ver algum sucesso.
  • Você sempre pode contratar outros escritores ou aceitar guest posts se o seu motor interno ficar sem energia.

Pergunta 2: Há outras pessoas que querem ler sobre este tópico?

Se você conseguiu passar pela primeira pergunta, sabe que há pelo menos uma pessoa interessada no nicho do seu blog. Agora, é hora de descobrir se existem outras pessoas que querem participar da diversão.

Felizmente, esta é uma pergunta mais fácil de responder, porque é menos busca da alma e mais pesquisa.

Então, como você descobre se o nicho de seu blog tem audiência? Vá para os dados …

Conecte nichos de ideias no Google Trends como um começo

A maneira mais fácil de começar é usar a ferramenta gratuita Google Trends. Isso permite ver rapidamente dois pontos de dados importantes:

  • Se as pessoas estão ou não procurando o seu nicho
  • Se o seu nicho está recebendo interesse crescente ou decrescente

Não é a análise mais profunda, mas é um ótimo lugar para começar e é realmente fácil de usar.

Aqui está tudo que você precisa fazer:

  • Pense no (s) termo (s) principal (is) para o (s) seu (s) nicho (s)
  • Ir para o Google Trends
  • Conecte seu (s) termo (s)
Popularidade da dieta de Paleo

Essa imagem acima mostra que, enquanto o interesse na dieta paleo parece ter diminuído um pouco, ainda é um tópico bastante popular. Você pode clicar no ponto de interrogação ao lado de “Interesse ao longo do tempo” para obter uma explicação do que os números significam – tudo é relativo.

Se você quiser ter uma idéia de como é popular em comparação com outros nichos potenciais, você pode até usar o prático botão Compare para adicionar em termos diferentes:

Comparação da Dieta Paleo

E olha isso! Então agora – se você está interessado tanto na dieta paleo quanto na dieta cetônica, você já sabe que o keto é muito mais popular em 2018, o que significa que é provavelmente uma aposta melhor se você planeja começar um blog hoje .

Faça uma pequena pesquisa de palavras-chave (não é tão difícil!)

Ok, agora você tem uma ideia aproximada da popularidade e da dinâmica do seu nicho no Google Trends. Mas, como o Google Trends usa números relativos(lembre-se – a chave são ” tendências” ), esse não é o melhor palpite de números absolutos . Isto é, não diz exatamente quantas pessoas estão procurando por termos em seu nicho agora .

É por isso que você precisa aprofundar um pouco mais com a pesquisa de palavras-chave ( se esse termo for novo para você, confira nosso guia para iniciantes em pesquisa de palavras-chave ).

Basicamente, a pesquisa de palavras-chave irá dizer-lhe exatamente quantas pessoas estão procurando por termos ( “palavras-chave” ) em seu nicho a cada mês.

Então, aqui está o que você precisa fazer:

Primeiro, faça um brainstorming de uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu nicho. Se ficarmos com o exemplo da dieta ceto de cima, alguns bons pontos de partida seriam:

  • Dieta Keto
  • Receitas de Keto
  • Revisão da dieta de Keto
  • Menu de dieta Keto
  • Etc.

Em seguida, pegue essas ideias e conecte-as a uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave – o KWFinder e o Moz Keyword Explorer são duas boas opções que permitem pesquisar de graça. Quando você faz isso, essas ferramentas também sugerem outras palavras-chave relacionadas, o que ajuda você a realmente explorar todos os aspectos do seu nicho:

Resultados da pesquisa de palavras-chave

Não há nenhuma regra difícil aqui – mas, geralmente, você quer que seus termos de pesquisa principais tenham pelo menos vários milhares de pesquisas por mês. Se não houver muitas pessoas pesquisando os termos principais, será difícil criar muitas ideias de postagem de blog em que as pessoas estejam interessadas.

Pergunta 3: Posso ganhar dinheiro com esse nicho?

Se tudo correu bem, você deve saber agora:

  • Se o nicho é algo que você pode ficar com.
  • Se outras pessoas estão tão interessadas quanto você.

Agora, é hora de descobrir se você pode realmente ganhar dinheiro com essa coisa.

Se você é criativo, é possível ganhar pelo menos algum dinheiro de qualquer nicho, contanto que você tenha uma audiência.

Por essa razão, esta é provavelmente a menos importante das três questões.

Mas nenhuma quantidade de monetização de criativos pode contornar esse fato:

Alguns nichos de blogs sempre vão ganhar mais dinheiro do que outros .

Então, como você descobre se, e como , você pode ganhar dinheiro com o seu nicho?

Você adivinhou – mais pesquisas!

Veja como outros blogs em seu nicho ganham dinheiro

Sua primeira parada deve ser sempre para ver como outros blogs em seu nicho estão ganhando dinheiro.

Vá abrir algumas abas com blogs populares em seu nicho.

Então, passe por eles e veja se eles:

  • Exibir anúncios de banner ou outros anúncios em seu site
  • Escreva sobre determinados produtos com links para onde as pessoas podem comprar
  • Vender seu próprio produto de informação

Isso deve lhe dar uma ideia instantânea das possíveis opções de monetização disponíveis para você.

Escola de Fotografia Digital

A Digital Photography School vende eBooks e cursos, além de exibir anúncios. Existem algumas ideias de rentabilização diretamente da página inicial!

No entanto, exibir anúncios nem sempre é o melhor caminho a percorrer. Funciona muito bem em certos setores verticais.

Veja produtos populares na Amazon

A Amazon é uma mina de ouro para ideias de monetização.

Basicamente, você quer ver se há produtos na Amazon nos quais seus leitores possam estar interessados. Se você encontrar produtos na Amazon que vendem bem, você pode:

  • Crie produtos semelhantes para o seu próprio blog ( se for algo como um eBook ).
  • Escreva postagens no blog para promover produtos de alta qualidade e receber uma comissão ( por produtos físicos ).

Verifique se há grandes programas afiliados

O marketing de afiliados é uma parceria em que você recebe uma comissão por indicar pessoas aos produtos. A Amazon é uma oportunidade popular de marketing afiliado, mas você também pode ter oportunidades específicas de nicho que podem proporcionar uma grande renda.

Para tentar encontrá-los, procure produtos ou lojas populares em seu nicho. Então, o Google algo como “Nome da loja + programa de afiliados”.

Se tudo correr bem, você deve ser capaz de encontrar alguns produtos de alta qualidade que você pode promover e fazer uma renda.

Veja se há uma maneira de criar seu próprio produto

Esse método exige o trabalho mais direto, mas pode valer a pena se você fizer certo e tiver um grande público.

Basicamente, você cria seu próprio produto digital – como um e-book ou um curso on-line. Então, você vende esse produto para o seu público.

Se há alguma maneira de agregar valor, seja ensinando ou compilando recursos, isso pode ser uma ótima maneira de monetizar um nicho.Gorjeta

Precisa de ajuda para começar seu blog? Certifique-se de verificar o meu  guia completo de iniciantes para lançar um blog .

Ainda lutando com o seu nicho? Aqui estão mais de 100 ideias de nicho para você começar

Neste ponto, espero que esta seção seja completamente irrelevante! Mas eu sei o quão difícil pode ser chegar a uma ideia de nicho de blog e eu quero ajudar.

Se você ainda está lutando com a escolha de um nicho para o seu blog, aqui estão mais de 100 ideias de nicho para você começar no caminho para o sucesso dos blogs…

Nota: você é bem-vindo para salvar esta imagem para se referir e até mesmo apresentá-la em seu próprio blog (apenas lembre-se de voltar a este post se você o fizer).

Idéias de nicho Blog rentável Mini Pinterest gráfico Como escolher um blog nicho

E se tudo mais falhar, você pode sempre blogar sobre… blogar!

Brincadeira… provavelmente não é uma boa ideia se o seu primeiro blog é sobre blogs 🙂

Compartilhe

About author View all posts

arodmtl

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *