Compartilhe

Neste artigo, vou te explicar como determinar o nome do domínio e quais são os erros mais comuns que se deve evitar.

Por que escolher um bom nome para o seu blog é tão importante?

Sempre “Comece com o PORQUE”, disse o sábio … Por que, de fato, é importante investir um tempo pesquisando bons nomes e avaliando o melhor para o seu blog?

A resposta é que esta é provavelmente uma das decisões estratégicas mais importantes que vão determinar ou impactar os seguintes fatores:

  • A marca do seu blog
  • A voz e o tom que você usa para contar suas histórias e escrever seus posts
  • Rankings do seu site no Google
  • Tráfego do seu site
  • Direção geral e evolução do seu blog

Que tipo de nome você deve escolher?

Seu Nome

Escolher o seu próprio nome como nome do seu site é uma opção simples que pode funcionar muito bem para freelancers, provedores de serviços, autores ou profissões semelhantes.

Seu nome tem a vantagem de facilmente marcar e identificar seu blog com você mesmo; Se alguém te conhece ou ouviu falar sobre você, seria muito fácil para eles procurarem e encontrarem você.

Por outro lado, a maioria das pessoas não conhecem você. Elas provavelmente estão procurando respostas para suas perguntas, soluções para quaisquer desafios que estejam enfrentando ou simplesmente pesquisando por especialistas. Um padrão de pesquisa muito comum é “como fazer … alguma coisa”; somente se seus artigos responderem a uma pergunta específica e oferecerem valor ao leitor é que eles continuarão a ler sobre o que você escreve e tentar entender melhor sobre o seu trabalho.

Seu negócio

Se você já administra uma empresa ou possui uma empresa, nomear seu blog ou site para corresponder a esse nome é um passo natural. Ele adiciona muito valor à credibilidade da sua empresa se você tiver um blog ativo com conteúdo valioso publicado de maneira recorrente.

Se você considerar vender o seu negócio no futuro, ter um blog rico de informação é um fator importante a se considerar  que vai acrescentar um valor a mais para potenciais compradores.

Seu tópico

Nomear um blog focando num tópico é uma opção, embora seja raro. Não muitos tópicos poderiam cobrir muitos artigos escritos sobre ele. Por exemplo: Investir em Fundos de Pensão é um tópico, mas eu acho que há um limite de quanto conteúdo poderia ser publicado efetivamente sobre esse tópico. Uma escolha melhor neste caso seria cobrir um tópico sobre investimentos em geral.

Por outro lado, se você pode aprofundar e cobrir um tópico mais restrito dentro de um nicho maior, seria mais fácil e rápido rankear seu site com o Google. Além disso, quanto mais restrito for o seu nicho (ou tópico), mais fácil será se posicionar como um especialista sobre o tópico!

O seu nicho

Dar nome ao seu blog de acordo com seu nicho costuma ser uma estratégia bem-sucedida. Te dá espaço para expansão com o tempo em mais e mais tópicos. Você provavelmente nunca ficará sem ideias ou oportunidades para criar um novo conteúdo se seus posts abordarem um nicho (e o nome do seu blog for compatível)

O desafio é que os nomes de domínio que identificam ou se relacionam com nichos são difíceis de encontrar e provavelmente já foram tomados. Você precisará ser criativo para escolher um nome que inclua seu nicho nele.

Recomendações

Extensões recomendadas

O santo graal das extensões de nome de domínio é obviamente ‘.com.br’. Hoje em dia, pode ser difícil encontrar um nome de domínio disponível com essa extensão; a menos que seu nome tenha várias palavras.

Tente o seu melhor para encontrar uma extensão .com.br (mesmo que você tenha que adicionar algumas palavras ao seu nome de domínio), mas se você não puder, outras opções válidas serão:

  • .net.br ainda é um forte candidato
  • .com é um bom substituto se suas palavras forem em portugues então será mais fácil de achar um dominio disponivel com as suas palavras chave.

Use palavras-chave

Palavras-chave no nome do seu site ajudam os leitores a identificar o foco do seu blog e os motores de busca também. É provável que seja difícil encontrar um nome de domínio com uma palavra-chave geral como “carros esportivos”, mas se você adicionar outras palavras ao nome, suas chances aumentam para encontrar um domínio disponível.

Fácil de pronunciar e soletrar

Se você tem que explicar a ortografia ou pronúncia do seu domínio ao dar a alguém, então você provavelmente está no caminho errado.

Teste o nome sugerido com a família e amigos, se você se encontrar dizendo “mas …” ou “com …”, volte à prancheta e continue pesquisando.

Se você considerar duas opções, uma inteligente e criativa e outra simples e clara, sempre valorize a criatividade.

Original e fácil de Marketear

Você quer que seu nome seja facilmente reconhecível com seu nome ou marca. Torná-lo único irá ajudá-lo a se destacar, mas tome cuidado para não exagerar e ser criativo demais para o resto de nós.

Em sua jornada para encontrar um nome de domínio memorável, certifique-se de não fazer com que pareça muito próximo de outras marcas ou marcas registradas. Você não vai querer infringir uma marca registrada ou se confundir a com marca de alguém. Isso poderia levar a receber uma carta irritada de um advogado, em seguida, forçá-lo a renomear, remarcar e retrabalhar o seu blog.

Deixe espaço para expansão

Qual desses nomes de domínio permitiria expandir e escrever mais conteúdo?

  1. RestauracaoFord.com
  2. RestauracaoCarrosImportados.com
  3. RestauracaoCarrosAntigos.com

A resposta é clara … a opção 1 é a mais limitante. E se você tiver coberto todos conteúdos de modelo da Ford? Como você continua?

Opção # 2 é melhor, pois oferece mais espaço para expansão em montadoras de importados.

Opção # 3 é ainda mais ampla, pois não limita você a nenhuma montadora, você pode escrever também sobre carros importados ou outros.

Disponível em outras redes sociais

Combinar o nome do seu blog com a sua presença nos principais sites de mídia social (Facebook, Twitter, Snapchat, LinkedIn – o que for apropriado para o seu público) é muito importante. Talvez seja necessário ser um pouco mais criativo aqui, mas apenas nos sites relevantes para seu público.

Se o seu foco é mais orientado a negócios, então talvez o LinkedIn ou o Twitter sejam mais importantes do que o Facebook ou o Snapchat. Por outro lado, se você escreve para um público mais jovem, procure focar no Instagram ou Facebook.

O que evitar 

Usar ou incluir hífens no seu domínio está errado em muitos níveis.

Evite hífens

Mais precisamente:

  • Eles podem sinalizar que seu blog é spam – você não gostaria de estar associado a spam
  • Eles são propensos a erros ortográficos e erros de digitação que podem levar seus visitantes a entrarem no site de um concorrente; ou apenas um erro no navegador. Eu não tenho certeza qual é o pior …

Evite letras duplas

Letras duplas são novamente um potencial para erros de digitação e ortografia.

Evite Termos Específicos demais

Usar termos ou acrônimos específicos do setor pode causar confusão com seus leitores. Por exemplo, você sabe o que é ‘Overlock’?

Se você não conhecer, procure, eu vou esperar …

Não tem nada a ver com cadeados. É um termo relacionado à indústria textil.

Eu aprendi isso outro dia quando conversava com alguém na indústria textil e não conseguia acompanhar a conversa até que parei e pesquisei no Google.

Usar esse termo obscuro pode ajudar os leitores que trabalham na indústria de impressão; Então, se você está escrevendo para impressora profissional, então poderia funcionar. Mas se você está tentando promover sua cooperativa do bairro, é provável que ninguém entenda o nome.

Ferramentas de ajuda

Aqui estão algumas ferramentas para ajudá-lo com o processo de brainstorming. Todas essas ferramentas funcionam de maneira semelhante e são projetadas para sugerir nomes de domínio com base nos principais termos que você define:

  • nameboy.com
  • leandomainsearch.com
  • dotomator.com

Outra opção é pesquisar nomes de domínio expirados ou excluídos. Esses são nomes de domínio que foram registrados no passado por outra pessoa e não são mais usados.

  • experireddomains.net

Como e onde registrar seu nome de domínio

Compartilhe