Como escolher um tópico interessante para o seu Blog

Compartilhe

Você sabia que a pergunta mais comum que alguém que está começando a blogar é:

“Sobre qual assunto devo escrever no meu blog?”

Esta é a primeira grande decisão que pode definir se seu blog vai dar certo ou errado

Se você escolher um assunto errado, é bem possível você trilhar sobre esse caminho durante muito tempo até que você perceba o erro e tente corrigir.

Quer aprender como iniciar um blog? Confira meu guia passo a passo.

Qual tipo de blog é o melhor?

Existem diversos tipos de blog no mundo e blogueiros que blogan para alcançar objetivos específicos. Vamos então a lista das principais categorias de blogs existentes.

1. Blogs pessoais 
Este tipo de blog são bem pessoais e muitas vezes até considerados como um diário online para compartilhar o dia a dia do blogueiro e seus pensamentos, viagens e eventos. Este tipo de blog foca na vida e na personalidade do autor. Blogs Profissionais

2. Blogs de Negócio
Blogs de negócios são aqueles que escrevem para criar visibilidade a um produto ou serviço oferecido pelo blogueiro. O objetivo desses blogs é a demostrar os benefícios e utilidades do negócio em si e captação de clientes.

3. Blogs de nicho 
Estes são os blogs de sobre um assunto específico ou indústria. O conteúdo costuma ser entrar num nível bem detalhado sobre o assunto. Os leitores estão mais interessados ​​nas informações apresentadas do que na personalidade do autor. 

Preciso criar um novo blog para cada tópico sobre o qual quero escrever?

Se você não está interessado em escrever apenas sobre um tópico específico, você deve criar um blog pessoal. Isso permite que você escreva praticamente qualquer tópico que desejar, desde que esteja envolvido de alguma forma. Você pode escrever sobre sua vida, sua opinião sobre eventos atuais e muito mais.

Gerenciar vários blogs de uma só vez quase nunca é uma boa ideia. Você provavelmente terá problemas de tempo, organização e motivação.

E se você não tiver idéias?

Para as pessoas que não têm idéia sobre o que escrever no blog, eu digo a eles para escreverem uma lista de seus hobbies, paixões, experiências, educação e habilidades em todas as áreas da vida e, em seguida, pegar essa lista e obter tópicos do blog.

Em quase todos os casos, é mais fácil começar um blog a partir de algo em que você tem interesse, por isso tento conduzir as pessoas nessa direção, em vez de me envolver demais no potencial para ganhar dinheiro.

Antes de começar, faça um brainstorm de pelo menos 25 ideias para postagens de blog. Se isso se tornar muito difícil ou impossível, você provavelmente desejará ampliar seu foco.

Para as pessoas que lutam para escolher entre uma variedade de ideias, sugiro escolher uma e dedicar uma quantidade séria de tempo a ela. Você tem que realmente “jogá-lo contra a parede e ver se ele gruda” antes que você realmente saiba se um tópico do blog funcionará.

Conheça seu público

Nenhum blog tem uma audiência de “todo mundo”. Você deseja identificar quais grupos específicos de pessoas têm maior probabilidade de ter interesse em seu conteúdo. Isso envolve a criação de um perfil do cliente.

Um perfil de cliente, também conhecido como Buyer Persona, é um cliente fictício que você cria e projeta todo o seu marketing. O Whole Brain Group identificou os três critérios que você precisa conhecer:

  • Demografia – idade, sexo, nível de renda, profissão e assim por diante
  • Psicografia – personalidade, preferências, etc.
  • Comportamento – hobbies, consumo de mídia e outros gostos e desgostos

Depois de estabelecer os tipos de pessoas que você acha que terá interesse em ler seu blog, é necessário descobrir onde eles estão e tópicos específicos sobre os quais desejam escrever.

Como escolher um tópico do blogue que durará

Você terá material suficiente para ir longe com o seu blog? Não pense duas semanas à frente. Planeje por seis meses, um ano, dois anos e até cinco anos a partir de agora.

Seu tópico será interessante e relevante por um longo tempo no futuro? O sucesso do blog não acontece da noite para o dia. Você precisará construir um grande volume de material.

Não escolha nenhum tópico que seja terrivelmente sensível ao tempo. Você vai querer que seu arquivo de posts antigos seja interessante para os futuros leitores. Isso não significa que você não possa escrever sobre os eventos atuais, mas tenha sempre em mente o conteúdo perene .

O que torna seu blog exclusivo?

O mais provável é que você não escolha um tópico 100% original – mesmo se estiver escrevendo um blog pessoal! 
Existem muitas maneiras de destacar seu blog. Algumas ideias aqui incluem:

  • Um POV único. Você é mais engraçado, mais opinativo ou se destaca da multidão.
  • Vídeos, fotos e outras mídias. Você atrai pessoas que não querem ler uma tonelada de texto.
  • Muita pesquisa. Você vai a milha extra para trazer informações sobre o assunto.

Marketing Artfully tem mais informações em seu vídeo Como escolher os tópicos do blog e o que escrever Sobre:

O seu blog é popular?

Pesquise seu tópico no Google. Você tem a sensação de que este é um tópico popular online ou ninguém parece interessado?

Pegue algumas palavras-chave populares e verifique sua popularidade também. Uma ótima ferramenta que eu uso para isso é o Long Tail Pro . Esta é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave.

Com o Long Tail Pro, você pode identificar palavras-chave de cauda longa. Estas são palavras-chave com até seis palavras. Eles são termos de pesquisa muito específicos. Ao brincar com o Long Tail Pro, você pode identificar as palavras-chave mais populares relacionadas ao seu blog. Isso dá uma boa ideia do que as pessoas querem ler.

O Long Tail Pro possui um exclusivo recurso de concorrência de palavras-chave. Isso analisa os 10 principais resultados de pesquisa para cada palavra-chave e fornece os seguintes dados:

Você pode realmente aperfeiçoar tópicos específicos que são populares e mal servidos. Isso ajudará a tornar seu blog atraente para muitos leitores.

Use o Long Tail Pro para verificar a pontuação difícil de todas as palavras-chave relevantes. Uma pontuação abaixo de 30 significa que há pouca dificuldade. Você poderá mostrar o tópico nos resultados da pesquisa.

Conclusão

No final do dia, só você sabe como escolher um tópico do blog certo para você. Você vai querer algo que interessa, excita e envolve você. Este é um tópico sobre o qual você pode escrever durante anos.

Ao usar as dicas acima, você encontrará o blog perfeito para você. Aqui está a anos de blogs felizes!

Compartilhe

About author View all posts

arodmtl

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *