Atraindo leitores: 8 dicas para escrever postagens atraentes no seu blog

Compartilhe

Lembre-se de como o chef Gustatouille Gusteau disse: “Qualquer um pode cozinhar, mas apenas os melhores se sobressaem”? Você pode facilmente reescrever suas palavras inspiradoras como: “Qualquer um pode escrever um post no blog, mas apenas os melhores blogueiros se sobressaem”.

Veja, uma boa idéia ou tópico , uma ortografia e gramática decentes , e um bom site são suficientes para um bom post no blog. Mas se você quiser escrever um ótimo post, ou um que faça as pessoas pensarem “Uau! Eu vou compartilhar isso no Facebook!” em vez de “Meh, isso não tem nada demais”, você tem que ir além do essencial.

Veja como você pode fazer isso.

1. Atrai-los com a primeira frase

Evidentemente, essa é a parte mais difícil de escrever um post no blog. Isso porque a primeira sentença deve ser capaz de atrair o leitor e, ao mesmo tempo, dar uma ideia sobre qual será a sua postagem.

Você pode começar com uma:

  1. Pergunta instigante – “Você sabe o que um blog e um sanduíche têm em comum?”
  2. Citação : “Ernest Hemingway disse uma vez: ‘Não há nada para escrever. Tudo o que você faz é sentar em uma máquina de escrever e sangrar.’
  3. Estatística – “De acordo com a Federação Oficial de Bloggers *, 99,9% dos blogueiros experimentam um bloqueio para escrever”.
  4. História – “No outro dia, tive uma experiência newtoniana. Ou seja, uma maçã caiu na minha cabeça.”

* Aviso: Este é um exemplo hipotético. No momento em que escrevo, a Federação Oficial de Bloggers não existe.

2. Faça bom uso de cada palavra e frase no seu post

Como os períodos de atenção dos usuários da Internet estão diminuindo a cada dia , você precisa se esforçar mais para prender a atenção dos leitores desde o início até o final da postagem. Para fazer isso, cada palavra, frase e até mesmo marca de pontuação deve adicionar algo ao seu post.

Um truque útil é ler o rascunho em voz alta . Se parecer que você está explicando as coisas muito devagar, ou se estiver adormecendo com a sua própria voz (suspiro!), Talvez seja necessário editar mais um pouco . Seu rascunho pode parecer “incompleto” e, nesse caso, você pode inserir informações adicionais para esclarecer seus pensamentos ou fortalecer seus argumentos .

3. Encurte suas frases, se possível

Em relação à dica, aqui está um guia aproximado para ajudá-lo a decidir se você deve reduzir uma sentença quilométrica.

Seus olhos brilham enquanto lê uma sentença? Você lê uma frase em voz alta e perde o fôlego ao final dela? Você vê muitos adjetivos, advérbios e outras palavras que não acrescentam nada a uma sentença?

Se isso acontecer, encurte! Caso contrário, essa frase quilométrica provavelmente está bem como está.

4. Use palavras simples, mas precisas

Você sabe como o “Shift + F7” do MS Word puxa palavras das partes mais obscuras do dicionário de sinônimos? Bem, você pode não querer confiar muito nessa função. Os leitores detestam quando você os bombardeia com jargões. Essas palavras não apenas atrapalham a experiência da leitura, mas também fazem com que o post do seu blog pareça forçado e pretensioso.

Em vez de tentar soar “inteligente”, tente parecer sensato . Use palavras que melhor transmitam sua ideia e possam ser entendidas por qualquer leigo . Por exemplo, “utilizar recursos” pode ser encurtado como “usar recursos”.

5. Jogue com Analogias

Blogar é como namorar. Não é suficiente que você cause uma ótima impressão no primeiro encontro. Você também tem que mostrar, repetidas vezes, que você é uma pessoa que vale a pena investir o compromisso e o amor de alguém.

6. Jogue com algumas referências da cultura pop

Referências da cultura pop adicionam sabor ao seu post no blog. Eles dão aos seus leitores a impressão de que você é compreensível e, portanto, simpático .

Dito isso, esteja atento ao seu público ao usar essas referências. Você pode pensar que “Os Beatles” é a maior banda de rock de todos os tempos, mas fazer referência a eles enquanto escreve para os fãs de “One Direction” pode não ser a melhor idéia do mundo.

7. Torne o seu post único (mesmo que a ideia não seja)

Vamos enfrentá-lo: chegar a ideias 100% originais num blogue não é fácil. Se você procurar pelo seu tópico através de uma rápida pesquisa no Google, é provável que alguém já tenha escrito sobre isso . Então, o que um blogueiro deveria fazer nesse cenário? É simples, na verdade.

Encontre um novo ângulo.

Se alguém já veio com ” 5 razões porque você deve tentar Freelancing “, você pode escrever um post sobre o lado mais obscuro do freelancer como ” 20 razões para dizer ‘não’ ao freelancing “. Ou você pode recorrer para “5 razões a mais pelas quais você deve tentar Freelancing”.

8. Terminar com uma boa conclusão

Então, você terminou sua introdução e corpo do post. Agora, é hora de escrever a conclusão, que é tão difícil de escrever quanto (se não mais difícil que) a introdução. A maneira mais fácil de sair do seu dilema é resumir todos os seus pontos na conclusão. Então, novamente, isso seria chato, já que é o que a maioria dos blogueiros fazem.

Em vez disso, você pode terminar com uma pergunta instigante ou um apelo à ação ; ou reafirme seu ponto principal e persuadir seu leitor a se importarcom seu ponto.

Mais algumas dicas (também conhecido como algo que se assemelha a uma conclusão)

Essas regras não se devem usar necessariamente ao pé da letra. Sinta-se à vontade para usá-los – ou não – dependendo do que for apropriado para o seu post. O que importa é consistentemente escrever posts que sejam envolventes, informativos e únicos o suficiente para manter seus leitores voltando sempre.

Compartilhe

About author View all posts

arodmtl

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *