Ganhar Dinheiro Blogando

Compartilhe
Ganhar Dinheiro Blogando com o ProBlogger

Última atualização a 31 de janeiro de 2017

Nesta página, quero orientá-lo no processo de como ganhar dinheiro com blogs. 

Minha história de fazer dinheiro blogando

Em 2002 comecei a blogar um dia por impulso depois de ver outro blog e ficar fascinado pelo meio. Eu não tinha ideia na época que o que eu estava fazendo acabaria por levar a uma mudança completa na minha carreira e acabaria sendo algo que eu faria uma renda em tempo integral a partir de vários anos depois.

Eu não tinha experiência ou perfil no espaço online, nenhuma habilidade técnica e enquanto eu tinha feito algum trabalho em relações públicas mas tinha feito muito pouco na forma de comunicar através da palavra escrita.

Eu não ganhei nenhum dinheiro com meus primeiros blogs por quase 18 meses (eu nem sabia que você podia, então não tentei) e quando eu comecei a tentar ganhar dinheiro com eles a primeira renda era apenas alguns dólares por semana – mas, gradualmente, com o tempo, a minha renda cresceu de uma renda a tempo parcial para uma renda a tempo inteiro e depois para além dela.

Como ganhar dinheiro Blogando?

Muitas vezes me perguntam como ganhar dinheiro blogando, por isso quero, neste artigo, expor alguns passos básicos que eu vejo a maioria dos blogueiros que vivem do blog fazendo.

Aqui está como ganhar dinheiro com um blog:

  1. Configure seu blog
  2. Comece a criar conteúdo útil
  3. Saia do seu blog e comece a encontrar leitores
  4. Construa engajamento com os leitores que vêm
  5. Comece a ganhar dinheiro com os leitores que você tem através de uma ou mais de uma variedade de renda

Parece fácil, não é? De certa forma, o processo é simples – mas você precisa saber de antemão que há muito detalhes em cada passo abaixo. Vou dar algumas dicas sobre cada um, incluindo algumas leituras adicionais.

Veja como ganhar dinheiro com um blog.

1. Inicie um Blog

Para ganhar dinheiro blogando você vai precisar de um blog. Embora isso seja bastante óbvio, também é um obstáculo para muitos pré-blogueiros que acabaram de ter à ideia de blogar com pouco ou nenhum conhecimento técnico.

Se é você é um deles, não se preocupe! Também foi minha história e a maioria dos blogueiros começa a se sentir um pouco sobrecarregado pelo processo de começar seu blog.

Se você precisar de uma pequena ajuda, recomendo que você confira o meu artigo Como iniciar um blog no qual eu corro os passos que você precisa seguir para começar a trabalhar. Não é tão difícil quanto você imagina!

Leitura adicional ao iniciar um blog:

Como começar um blog

2. Comece a criar conteúdo útil

Um blog não é um blog sem conteúdo, então, depois de configurar seu blog, você precisa focar sua atenção na criação de conteúdo útil. O que você escolhe para criar vai depender um pouco do tópico sobre o qual você escolhe escrever (nessa nota, os blogueiros mais bem-sucedidos têm algum foco em seus blogs, seja um nicho ou um grupo demográfico pelo qual escreve).

A chave para criar conteúdo é torná-lo o mais útil possível. Concentrar-se na criação de conteúdo que muda a vida das pessoas de alguma forma será o tipo de conteúdo que as pessoas mais irão valorizar e vai ajudar as pessoas a sentirem que conhecem, gostam e confiam em você – o que é realmente importante se você quiser ganhar dinheiro do seu blog.

Leitura adicional sobre a criação de conteúdo:

Existem milhares de artigos e episódios de podcast no ProBlogger sobre como criar conteúdo. Veja nossas últimas novidades na categoria de conteúdo em nosso blog e no podcast . Confira também alguns desses artigos populares sobre diferentes aspectos da criação de conteúdo.

3. Saia do seu blog e comece a encontrar leitores

À medida que você cria o conteúdo mais útil possível, é fácil ficar muito focado em passar a maior parte do seu tempo procurando construir seu blog. Muitos blogueiros tem a mentalidade ‘se eu construir os leitores virão’ com seus blogs, mas isso é uma armadilha.

Se você quer ganhar dinheiro com o seu blog, você não precisa apenas se concentrar em construir um ótimo blog, mas também é necessário sair do seu blog e começar a promovê-lo.

Há muitas maneiras de experimentar o crescimento do público do seu blog que escrevi em posts anteriores e falei em podcasts (vou compartilhar algumas leituras adicionais e ouvir abaixo), mas é importante entrar em todas essas estratégias lembrando que você não deveria estar apenas procurando por ‘tráfego’, mas ‘leitores’.

Comece pensando cuidadosamente sobre o tipo de leitor que você gostaria de ler em seu blog. Você pode querer criar um avatar desse leitor (às vezes chamado de leitor persona ou perfil) para ajudá-lo a descobrir quem você está tentando atrair.

Quando você souber quem espera ler o seu blog, pergunte a si mesmo onde esse tipo de pessoa pode estar se reunindo on-line. Comece a listar onde eles podem estar se reunindo:

  • Eles estão lendo certos blogs? Listar os 3 principais
  • Eles estão participando de determinados fóruns? Listar os 3 principais
  • Eles estão ouvindo podcasts? Listar os 3 principais
  • Eles estão envolvidos em certas redes sociais? Listar os 3 principais
  • Quais contas eles estão seguindo em cada uma dessas redes sociais? Listar os 3 principais

Cada um desses lugares que você leitor já pode estar reunindo tem oportunidades para desenvolver uma presença seja deixando bons comentários, oferecendo para criar guest posts ou simplesmente sendo útil e respondendo a perguntas.

Com esta lista de blogs, foco, podcasts, contas de mídia social na mão você terá alguns bons pontos para começar a sair e criar valor.

A chave é construir uma presença, agregar valor, fomentar relacionamentos – não se engajar em práticas de spam.

Outras leituras / escutando sobre o tópico de encontrar leitores para o seu blog:

Veja nossos últimos posts e podcasts sobre encontrar leitores na seção de encontrar leitores do podcast e aqui no blog . Aqui estão alguns links para conferir o tópico:

4. Construa o engajamento com seus leitores

Com um foco contínuo na criação de um ótimo conteúdo e na busca de leitores para o seu blog, você começará a notar pessoas visitando seu blog e interagindo com seu conteúdo.

Neste ponto, você precisa mudar seu foco para se envolver com esses leitores e construir uma comunidade.

Responda aos comentários, entre em contato com os leitores pessoalmente e faça tudo o que puder para mantê-los voltando de novo e de novo criando um ‘blog fixo’ .

Cuide dos leitores que você já tem e verá que eles espalham a palavra do seu blog para você e ajudem a tornar seu blog ainda mais lido.

Ter um leitor envolvido também é muito mais fácil de ganhar dinheiro.

Leitura adicional sobre o envolvimento do leitor no seu blog:

5. Comece a ganhar dinheiro com os leitores que você já tem através de uma ou mais formas de renda

OK – as primeiras quatro etapas de começar um blog, criar conteúdo, encontrar leitores e construir engajamento com esses leitores são fundações importantes que você realmente precisa para entrar em ação antes de poder construir uma receita de longo prazo para o seu blog.

Não há como evitar que o que nós cobrimos é muito trabalho, mas se você fizer isso bem você estará se preparando bem e dando a si mesmo todas as chances de ser capaz de ganhar dinheiro com o seu blog.

Com essas bases no lugar, você agora está pronto para começar a ganhar dinheiro com o seu blog, mas você precisa estar ciente de que só porque você configurou o seu blog, tem conteúdo e envolveu os leitores que o dinheiro vai entrar automaticamente.

É preciso continuar o trabalho e as experiências para ganhar dinheiro com seu blog.

Eu escrevi muitos artigos aqui no ProBlogger sobre o tema de ganhar dinheiro com blogs e vou linkar para algumas leituras adicionais sugeridas sobre o tópico abaixo, mas deixe-me compartilhar algumas palavras introdutórias sobre o tópico primeiro.

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro blogando

Um dos maiores equívocos que vejo blogueiros tendo sobre monetizar blogs é que eles precisam fazer isso de várias maneiras. A realidade é que existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com blogs.

Há alguns anos, decidi sentar e listar todas as maneiras pelas quais vi blogueiros ganhando dinheiro com seus blogs e criei esse ‘mapa de dinheiro’ (clique para ampliar).

Como ganhar dinheiro blogando

Nota: este mapa de dinheiro foi atualizado em setembro de 2016.

Como você verá, existem algumas opções que os blogueiros têm para obter renda em seus blogs.

Não se preocupe – embora este mapa seja bastante avassalador à primeira vista, há alguns “grupos” principais de fluxos de renda nos quais você pode querer se concentrar em vez de todos os específicos.

1. Renda Publicitária

É aqui que muitos blogueiros começam. Em muitos aspectos, esse modelo de ganhar dinheiro com blogs não é diferente de como uma revista ou jornal vende anúncios. À medida que o seu tráfego e a sua marca aumentam, os anunciantes estarão dispostos a pagar para obter exposição ao seu público-alvo.

Enquanto você precisa de um tráfego decente para fazer um acordo direto com os anunciantes, existem redes de anúncios (como o Google AdSense) que atuam como intermediários e permitem que pequenos editores exibam anúncios em seus blogs. É aqui que muitos blogueiros começam (eu também).

2. Renda da Afiliada

Uma pesquisa recente com leitores do ProBlogger descobriu que as promoções de afiliados eram o tipo mais comum de renda que nossos leitores têm.

Em outras palavras, a receita por meio de afiliação é quando você vincula um produto que está à venda em outro site (por exemplo, Submarino) e se alguém segue o seu link e acaba comprando esse produto, você ganha uma comissão por essa venda.

Há mais do que isso, mas este é outro ótimo lugar para começar a monetizar seu blog, pois os programas afiliados são fáceis de se inscrever e se você tiver um público engajado, verá que eles seguem as recomendações que você faz sobre os produtos.

Mais leituras sobre renda afiliada:

3. Eventos

Embora não seja algo que a maioria dos blogueiros tenha notado, um aumento no número de blogueiros que ganham dinheiro executando eventos.

Estas vão desde grandes conferências e eventos como a nossa Conferência ProBlogger, que hospeda centenas de blogueiros todos os anos, até pequenos encontros para os leitores de um blogger, onde o dinheiro é feito através da cobrança de leitores para comparecer ou encontrando um patrocinador para o evento.

Alternativamente, os eventos on-line ou as cúpulas estão ficando mais populares.

4. Renda Recorrente

Outra categoria crescente de renda que estou vendo mais e mais blogueiros estão experimentando é a renda recorrentes (às vezes chamados de programas de continuidade ou programas de associação).

É aqui que os leitores pagam uma quantia recorrente regular (geralmente mensal ou anual) para acesso a conteúdo premium, área de comunidade, algum tipo de serviço, ferramentas, coaching (ou alguma combinação dessas coisas).

6. Promovendo um Negócio

Muitas negócios físicos ganham dinheiro indiretamente usando seus blogs para crescer o seu perfil e direcionar os leitores para seus negócios ou lojas.

7. Serviços

Uma forma comum pela qual muitos blogueiros ganham dinheiro é oferecendo serviços aos seus leitores. Estes podem ser qualquer coisa de coaching e consultoria, para escrever ou redigir, para design, treinamento ou outros serviços freelance.

8. Produtos

Enquanto eu comecei a ganhar dinheiro com meus blogs através de publicidade e promoções de afiliados, hoje minha fonte de renda número 1 é através da venda de eBooks e cursos em meus blogs. Esses ‘produtos virtuais’ trabalham para criar, mas têm sido lucrativos para mim e muitos outros blogueiros.

Os produtos podem, é claro, ter muitas formas e produtos de informação virtual de renda, como eBooks ou cursos, mas também outros produtos virtuais, como software, relatórios, etc.

O outro tipo de produto que alguns blogueiros vendem são produtos físicos. Isso é mais comum quando o blogueiro tem um negócio, mas às vezes os blogueiros também criam mercadorias (camisetas etc.) ou outros produtos físicos para vender.

Outras formas de renda

Existem outras formas de renda que os blogueiros experimentam. Alguns incluem pedir doações, distribuir conteúdo para outros sites e, por fim, vender seus blogs.

Fluxos de renda múltipla

A maioria dos blogueiros em tempo integral ganham dinheiro de mais de uma maneira e acaba com múltiplos tipos de renda.

Diversificar sua renda dessa maneira não é apenas inteligente e ajuda a aumentar o risco de ter todos os seus ovos em uma cesta, mas também acelera a jornada para o tempo integral.

Aprendi esta lição da maneira difícil depois de ter a maior parte da minha renda vindo de uma fonte nos primeiros dias, mas depois de uma experiência ruim começar a diversificar meus fluxos de renda ( leia sobre isso aqui ) – foi uma das melhores coisas que eu já fiz!

Hoje ganho dinheiro com cerca de 12 fluxos diferentes.

Formas de ganhar dinheiro blogando


Isso não aconteceu da noite pro dia – leia sobre como eu os adicionei um de cada vez aqui .

Atualização: Eu relatei recentemente como ganhei dinheiro blogando neste relatório de renda .

Renda direta ou indireta?

Uma última pequena distinção em termos de fluxos de renda. Alguns blogueiros ganham dinheiro diretamente, enquanto outros ganham dinheiro indiretamente de seu blog.

Renda Direta – quando eu comecei a ganhar dinheiro com meus blogs, era através de fluxos de renda ‘diretos’. Eu coloquei anúncios do AdSense no meu blog e promovi alguns produtos na Amazon como afiliado e, quanto mais leitores eu tinha, mais dinheiro começava a chegar (na verdade, era um pouco devagar no começo). Com o tempo, conforme meu tráfego cresceu, essa receita cresceu e também pude experimentar outras formas diretas de receita, como a venda de publicidade diretamente aos anunciantes.

Renda Indireta – mais tarde, na minha jornada de blogging, a oportunidade veio para fluxos de renda ‘indiretos’. Como meus blogs e perfil cresceram como resultado do meu blog, pude vender meus serviços como palestrante e consultor e tive a oportunidade de escrever um livro com a editora Wiley. Mais tarde, pude iniciar um evento para blogueiros que também ganhava dinheiro. Nenhuma dessas receitas veio diretamente do blog mas sim indiretamente.

Enquanto a maneira que eu ganho dinheiro blogando é uma combinação de renda direta e indireta muitos blogueiros se concentram em um ou outro.

Vamos compartilhar a jornada para ganhar dinheiro com seu blog

Espero que este artigo tenha ajudado você em sua jornada para ganhar dinheiro com um blog.

Estou constantemente publicando novos tutoriais sobre esse tópico de monetização de blogs, então, por favor, junte-se à nossa Associação ProBloggerPLUS para todas as informações mais recentes e acesso à nossa Biblioteca de Recursos gratuita (é totalmente gratuito).

Por último, conecte-se comigo no Facebook aqui – adoraria saber como você está indo em sua jornada para ganhar dinheiro com seu blog.

Compartilhe

About author View all posts

arodmtl

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *